Como implementar metas com a metodologia SMART

Como implementar metas com a metodologia SMART

Todos nós ouvimos citações como, “Um objetivo sem um plano é apenas um desejo” e outras máximas motivacionais. Na verdade, é um hábito para a maioria das pessoas estabelecer metas, especialmente no Ano Novo.

Não  importa se sua meta era perder peso ou ganhar um milhão de dólares. São metas. No entanto, estabelecer uma meta e alcançá-la são 2 coisas totalmente diferentes.

A infeliz verdade é que a maioria das pessoas não tem o compromisso,  consistência e força para se manter no caminho certo até chegar ao objetivo. Neste artigo,  você aprenderá dicas do método SMART de objetivos e como aplicá-los.

O que é um Objetivo SMART?

SMART é um acrônimo em inglês usado para definir as 5 qualidades que uma meta deve ter:

  • S – Específico
  • M – Mensurável
  • A – Alcançável
  • R – Relevante
  • T – Tempo limite

Agora vamos  ver o que esses termos realmente significam…

Específico

Ao definir uma meta SMART, o primeiro ponto a observar é que ele tem que ser específico. Por exemplo, se  você está acima do peso e espera perder os quilos teimosos, definir uma meta como, “Eu quero perder peso!” é um objetivo valente, mas incorreto. Compre produtos com desconto https://www.daazcavernas.com

Deve ser específico. Quanto peso você quer perder? 1 quilo? 40 quilos?

Um objetivo como, “Eu quero perder 40 quilos”… é específico. Excelente, mas ainda não terminamos. 

Mensurável

Existe uma maneira de medir seu progresso no exemplo acima? Claro, há. Você pode pesar-se em uma balança de pesagem ou usar uma fita métrica para ver se as polegadas saíram. Deve haver uma maneira de medir seu progresso.

Se você tem um objetivo de ficar em forma, como você vai medi-lo? Como você vai saber?

Definir um objetivo mensurável ajudará. Se você correr uma milha em 7 minutos, definir uma meta de correr uma milha em 6 minutos será mensurável e, claro, você precisará ser mais apto para retirá-lo. Então, certifique-se sempre de que você pode medir o seu progresso.

Alcançável

Este é um fator complicado porque fala-se muito sobre pensar grande . Tentar ser o melhor é uma coisa boa, mas você tem que  ser realista.

Se você está  40 quilos acima do peso, seu objetivo de ganhar um fisiculturista profissional em 6 meses não é alcançável. Pode soar bom e motivacional mas você dificilmente vai conseguir se não fizer em etapas.

O primeiro passo será perder todo o seu excesso de gordura. Esse deve ser seu objetivo inicial. Guarde as ambições de fisiculturismo por enquanto. Uma vez que o peso extra tenha sido perdido, ficará mais fácil definir uma meta de ganhar 10 a 15 quilos de músculo.

Uma vez feito isso,  você pode passar para o próximo passo e assim por diante. A curto prazo, estabeleça metas alcançáveis que não vão sobrecarregá-lo.

Relevância

Só porque você pode fazer algo, não  significa que você precisa. É  imperativo se perguntar se seu objetivo é algo que você realmente quer. Muitas vezes, as pessoas estabelecem metas só porque  são  influenciadas pelo que as outras pessoas têm.

Por exemplo, se você é influenciado pelas fotos de estilo de vida que algum milionário está constantemente postando no Instagram, seu objetivo pode ser se tornar um milionário.

Mas é isso que você quer?

A maioria das pessoas estaria mais do que feliz ganhando 50 mil a mais por ano do que atualmente. Os sacrifícios necessários para ganhar um milhão de reais podem ser demais para eles suportarem… e por que eles deveriam, se eles vão  ser perfeitamente feliz ganhando 50.000 por ano?

Então, pergunte a si mesmo o que você realmente quer… , e se o seu objetivo é algo que é importante para você e se alinha com seus valores.

Limite de tempo

O empresário canadense, Robert Herjavec, disse uma vez: “Um  objetivo sem uma linha do tempo é apenas um sonho.” Ele está  certo. Seu objetivo precisa de um prazo para que ele dê impulso ao seu esforço. Mais uma vez, precisamos ser realistas aqui.

Roma não foi construída em um dia… mas eles estavam colocando tijolos a cada hora. Seguindo o exemplo acima sobre a perda de peso, se você deseja perder 40 quilos, a maioria dos livros de perda de peso lhe dirá que perder 1 a 2 quilos por semana é saudável.

Isso significa que você vai levar cerca de 10 a 20 semanas para perder todos os 40 quilos. Este é um período de tempo realista. Na verdade, geralmente vai demorar mais porque seu corpo precisa de tempo para se adaptar e você pode atingir um platô.

E se você estabelecer uma meta de perder todos os 40 quilos em 4 semanas?

Este será um prazo muito irreal. Não importa o quanto você se exercite ou se esvair, alcançar esse objetivo é altamente improvável, e mesmo que o faça, não será saudável ou sustentável.

Seria melhor estabelecer um prazo mais razoável. Se você ainda não atingiu seu objetivo até o prazo final,  não entre em pânico ou se sinta desencorajado. Isso é normal. Esforços dignos sempre levam mais tempo do que você espera.

Mova o prazo por mais um mês ou mais alguns meses, dependendo da meta… e continue seguindo em frente sem perder o vapor. É assim que  você alcança seus objetivos.

Agora que você está ciente da maneira SMART de definir metas, avalie suas metas atuais e veja se elas atendem a esses critérios. Uma vez que você tenha suas metas SMART definidas, olhe para elas diariamente (e escreva-as diariamente) para colocá-las em sua mente para que  você esteja sempre agindo de acordo e alinhado com eles até atingir seus objetivos.

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